domingo, 29 de novembro de 2009

Curitiba se revela através dos atrativos turísticos


A variedade de atrativos turísticos que a grande Curitiba possui é uma excelente dica para passar finais de semanas, ou feriados prolongados e os passeios estão no centro ou na região próxima. Um exemplo disso é o Caminhos do Vinho, localizado em São José dos Pinhais, a 30 minutos do centro da capital paranaense. Convidados pelo Curitiba Convention, Instituto Municipal de Turismo e Sebrae, um grupo de operadores de turismo e jornalistas, do qual eu fiz parte, visitaram o Caminhos e puderam conhecer a infraestrutura e tudo que o local oferece.

São 30 chácaras que comercializam produtos coloniais em seus estabelecimentos, das quais 12 propriedades são adegas que produzem e vendem o vinho. Cada adega tem uma peculiaridade, porém todas mantêm o charme e a essência da cultura italiana.

Mas por lá também tem uma pousada super charmosa, com chalés, piscina térmica, tobogãs e um enorme lago para nadar, pescar e navegar, além de espaços para relaxar e esquecer toda o estresse do dia a dia.

Colônia mergulhão (nome de um pássaro), como foi batizada, contou com o auxílio da prefeitura de São José, da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e Sebrae, para formação e organização do roteiro e foi criado com o objetivo de dar sustentabilidade e resgatar a cultura italiana, uma vez que os moradores são descendentes dos imigrantes.

Hoje as comunidades produzem e comercializam vinhos, queijos, salames, doces, Pães, compotas, geléias, mel, conservas e todos esses produtos vão parar na mesa do café colonial em uma casa com arquitetura italiana, a Grimpa Verde Café Colonial.

Mas vou logo avisando, não pense em regime, nem quanto cada guloseima tem de calorias, só aprecie e tente imaginar como nossos avôs ou bisavôs comiam muito bem. Aproveite, eu recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário