segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Conferência latino-americano de saneamento


A 2ª edição da Conferência Latino-americana de Saneamento, Latinosan 2010 será realizada este ano no Brasil e Foz do Iguaçu/PR vai sediar o evento, entre os dias 14 e 18 de março. Universalização e sustentabilidade dos serviços de saneamento é o tema central deste evento que pretende, por meio de um amplo debate, buscar caminhos que melhorem o bem estar da população da América Latina, com ênfase no combate à pobreza, prestação dos serviços de saneamento básico e gestão dos recursos naturais. O evento vai ser realizado no Rafain Expocenter.

Os avanços e desafios da universalização do saneamento serão discutidos pelo Ministro das Cidades Márcio Fortes e a Vice Presidente para América Latina do Banco Mundial/EUA (BIRD) Pamela Cox. Os conteúdos dos painéis serão apresentados em reuniões plenárias, seminários e mesas redondas e contarão com a presença de renomados especialistas nacionais e internacionais, autoridades governamentais e representantes da esfera pública e privada.

O evento vai contar com participantes de diversos países da América Latina, onde vão dar continuidade às discussões iniciadas durante a 1ª Conferência, realizada em 2007, em Cali, na Colômbia. Dezessete países assinaram a “Declaração Ministerial de Cali” que possui três objetivos: priorizar o saneamento nas políticas nacionais de desenvolvimento, apoiar o alcance dos objetivos do milênio e fortalecer a cooperação intergovernamental na América Latina. Após o encontro será desenvolvida a Declaração de Foz do Iguaçu.

A Latinosan contará ainda com uma feira de tecnologia, onde empresas e instituições governamentais e não governamentais terão a oportunidade de apoiar e trocar informações, criar alianças estratégicas, compreender e dimensionar a situação atual do setor na América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário