domingo, 22 de novembro de 2009


Foz do Iguaçu é um grande centro de eventos

Foz do Iguaçu, ou Destino Iguaçu como ficou determinado pela estratégia de marketing, Foz do Iguaçu Destino do Mundo, está cada vez mais ocupada por turistas de lazer, de eventos e negócios. Exemplo disso foi a ocupação hoteleira e a entrada de visitantes no Parque Nacional do Iguaçu. Aproximadamente 47 mil pessoas visitaram Foz nos dois últimos feriados: Dia das Crianças e Nossa Senhora de Aparecida e Finados. Outro setor que vem se destacando cada vez mais é de eventos. Um exemplo foram os eventos; Cultivando Água Boa, que reuniu cerca de 4,5 mil pessoas e a 5ª Conferência Internacional sobre Felicidade Interna Bruta (FIB). O evento, que pela primeira vez é realizado no Brasil, foi trazido para Foz do Iguaçu, a convite feito pela Itaipu Binacional.
O FIB é baseado na premissa de que o objetivo principal de uma sociedade não deveria ser somente o crescimento econômico, mas a integração do desenvolvimento material com o psicológico, o cultural e o espiritual — sempre em harmonia com a Terra. O primeiro-ministro do Butão, Lyongpo Jigme Thinley, declarou que "certamente o Brasil teria ótimos índices, um dos mais altos", quando pedido para dar um palpite sobre a possível classificação brasileira na FIB. Segundo o primeiro-ministro, "o PIB é valorizado ao custo do empobrecimento espiritual e é a antítese da FIB, que busca o equilíbrio entre as necessidades materiais e espirituais".
O método da Felicidade Interna Bruta foi criado em 1972 pelo rei do Butão, Jigme Singye Wangchuck, e avalia áreas como educação de qualidade, boa saúde, vitalidade comunitária, proteção ambiental, bom gerenciamento do tempo, boa governança, acesso à cultura e ao bem-estar psicológico. O Butão é o primeiro país do mundo a aplicar os indicadores do FIB para avaliar a qualidade de vida de sua população — o FIB é adotado na constituição butanesa.

Um comentário: